COSUEL/DALIA ALIMENTOS recebe LP para inovador sistema de produção de Bovinocultura de Leite - Noticias - AMBIENTAR Consultoria Ambiental | Lajeado/RS

NOTÍCIAS

01/09/2014

COSUEL/DALIA ALIMENTOS recebe LP para inovador sistema de produção de Bovinocultura de Leite

       Preocupada com a falta de mão-de-obra familiar necessária para a atividade de Bovinocultura de Leite que o setor vem enfrentando, a COSUEL/DÁLIA ALIMENTOS vem implantando o Programa Associativo de Produção Leiteira. Pioneiro no Brasil, o projeto busca reunir produtores em torno de um empreendimento de produção associativa proporcionando o aumento da produtividade e da renda dos associados. A proposta sugere que a infraestrutura, a tecnologia e a administração técnica serão de responsabilidade da cooperativa. Os produtores serão sócios do empreendimento e responsáveis pela alimentação das vacas, adquirindo suas cotas de acordo com o valor dos animais que alojarão no condomínio. Toda a gestão será conjunta com as famílias associadas. O projeto irá garantir maior qualidade do leite e, em consequência, melhor preço e melhor qualidade de vida aos produtores.

      O Projeto está dimensionado para 262 animais em confinamento e  envolvimento de cerca  17 famílias na atividade. Para a execução do projeto a COSUEL investirá em instalações e equipamentos no valor de R$ 4 milhões de reais. Os produtores entrarão com os animais e serão  responsáveis por produzir o alimento para o condomínio. A renda do produtor será oriunda da comercialização do leite, do milho picado para silagem (alimento dos animais) e a venda de animais excedentes.

O projeto está alicerçado nos conceitos de coletividade. Hoje as  famílias produzem de forma independente, com dificuldades de mão- de-obra, idade avançada, escala de produção mediana/baixa, fadadas a deixarem a atividade. Com a formação do empreendimento, o leite do grupo será produzido em um único local, o que garantirá maior preço e maior qualidade. 

        A AMBIENTAR CONSULTORIA AMBIENTAL foi a responsável pelo licenciamento ambiental da primeira etapa deste novo programa no município de Arroio do Meio/RS. A LP Nº 351-2014-DL emitida em 15 de julho passado autorizou a segunda fase  dos estudos para a instalação do empreendimento. Projetos semelhantes já estão em implantação em outros municípios do Vale do Taquari.

COSUEL DALIA ALIMENTOS LEITE LICENCIAMENTO AMBIENTAL