ÁREA DE ATUAÇÃO

Treinamentos Ambientais

A Educação Ambiental como uma importante ferramenta do gerenciamento ambiental de uma empresa é inquestionável. A Educação Ambiental efetuada pelas empresas é normalmente praticada fora de seus limites, geralmente nas escolas da sua área de influência ou pelo poder público na figura dos órgãos de controle ambiental.

Dentro do conceito da Gestão Ambiental é preciso garantir que indivíduos saibam exatamente o que está sendo exigido deles, o porquê de estarem realizando tais tarefas e as consequências para o caso de não serem seguidas as instruções dadas. Para isso é necessário um planejamento estratégico onde todos os agentes envolvidos possam, com precisão, estabelecer objetivos e metas mensuráveis bem como indicadores que permitam aferir a eficácia de Programas desta natureza.

Os programas de Treinamento Ambiental visando a conscientização e a motivação dos Colaboradores não podem ser apenas informativos e estarem dissociados de um Programa de Educação Ambiental. Um Sistema de Gestão Ambiental bem sucedido exigirá mudanças nas atitudes, nos padrões de comportamento e na maneira de pensar por parte de todos os Colaboradores. Para se obter este compromisso com a gestão ambiental é necessário que: 

a ) Os Colaboradores  tomem consciência das questões ambientais que a empresa está enfrentando e de que forma suas ações poderão influenciar o desempenho ambiental da empresa;

b) Os Gerentes estejam conscientes da importância de um bom controle e de uma boa gestão ambiental;

c) Os Gerentes e os Colaboradores com responsabilidades ambientais tenham um conhecimento técnico detalhado para assegurar o atendimento às normas e exigências comerciais e legais.

Este processo de mudança começa com o despertar da compreensão das questões ambientais, da necessidade da gestão ambiental e dos elementos do processo de gestão ambiental em cada pessoa. Não devemos esquecer que qualquer processo de mudança começa com a conscientização individual. Todo Colaborador  tem que estar consciente do por que, o que, quando, onde, quem e como, em relação as suas tarefas. Portanto um eficaz programa de conscientização não pode ser apenas informativo e nem ficar eternamente na "sensibilização" das questões ambientais globais e sim ter uma postura construtiva onde há o envolvimento de todos na discussão das questões ambientais da empresa, seu desempenho ambiental e o próprio desempenho operacional. Os Colaboradores  identificarão e controlarão os aspectos ambientais significativos quando souberem o que devem procurar e compreenderem o que estão vendo. Não devemos esquecer que um dos objetivos básicos de um SGA é sair de uma postura corretiva para uma postura preventiva. Fonte: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/135

TREINAMENTO AMBIENTAL